Empresa:

 

A Takuat é uma empresa brasileira que desde 2013 desenvolve de maneira pioneira os compósitos com fibras vegetais ou compósitos sustentáveis. Os compósitos formam uma categoria de materiais que se caracterizam pela união de dois ou mais tipos de materiais diferentes que, unidos de maneira sinérgica, resultam em um material com propriedades distintas que nenhum dos componentes individuais possuem.

 

No caso dos compósitos sustentáveis, são utilizados materiais com alguma ou várias características ambientais, como baixo impacto ambiental, biodegradabilidade, compostabilidade, origem renovável, fácil descarte, reaproveitamento, etc. No caso dos materiais desenvolvidos pela Takuat, são utilizadas fibras vegetais, principalmente a fibra de sisal, e uma resina poliuretânica à base de óleo de Mamona. Com isso, obtém-se um material com mais de 80% de origem renovável e consequentemente, baixo impacto ambiental.

 

A aplicação deste material nas luminárias resulta em peças com texturas e cores harmoniosas que deixam o ambiente aconchegante com sua luz suave e agradável. A luz levemente amarelada da resina a base de óleo de mamona, dá uma sensação de relaxamento.

 

Além disso tudo, o material resulta em um produto resistente, durável e fácil de limpar. 

 

A ideia da empresa surgiu do Eng. Gabriel Targa após a conclusão de seu mestrado em Engenharia de Materiais (UFSC, 2011), onde foi desenvolvida uma chapa com tecnologia inovadora de fibras de bambu e resina vegetal.

 

Em 2013, Gabriel escreveu um projeto de empresa e, em parceria com o designer e arquiteto Francisco Eduardo Sá, foram contemplados com uma incubação de dois anos na Incubadora da Universidade Positivo de Curitiba.

 

No final de 2015, já com apenas um sócio, a Takuat finalizou um longo período de experimentação de materiais, terminou a incubação e iniciou uma nova etapa em um novo galpão no bairro do Novo Mundo em Curitiba.

 

Atualmente a Takuat conta com mais de 35 produtos como luminárias de mesa, de piso, pendentes e cúpulas além de outros produtos de decoração como, potes, vasos para plantas e chapas para revestimentos.

 

Além disso, a Takuat tem uma forte vocação em P&D e desenvolve em parceria com arquitetos e designers projetos de iluminação e decoração sustentável com os compósitos com fibras vegetais.

 

Missão

Desenvolver tecnologia inovadora que resulte em processos e produtos verdadeiramente sustentáveis. Ajudar no desenvolvimento do país através da utilização de novas tecnologias para o aproveitamento dos recursos renováveis disponíveis em seu território.

 

Visão

Ser líder em tecnologia de compósitos sustentáveis e atuar no Brasil e no exterior.

 

Valores

Excelência em Qualidade. Sustentabilidade. Beleza com Simplicidade.